Louça acumulada, dificuldade de água para o banho e para o consumo. Esta é a realidade de moradores de pelo menos três ruas da Vila Urlândia, região sul de Santa Maria.
Famílias residentes na Rua Alfredo Viana, Rua Nova e Travessa Nova, já cansados de ligar para a central de atendimento da Corsan, contam com a ajuda dos vizinhos:
_ Já ligamos várias vezes. Primeiro falaram que em 24 horas estaria tudo resolvido, depois, que não registram nenhum problema na rede. Temos que andar quadras carregando baldes e pedir ajuda aos moradores que ainda têm água. Imagina essa situação para quem tem criança pequena _ relata o motorista Anderson Machado Antunes, que divide a casa com mulher, uma filha de 12 anos e um bebê de cinco meses.
De acordo com Júlio Espírito Santo, superintendente da Corsan em Santa Maria, nos últimos dias, dois consertos foram feitos na região. O primeiro, no sábado, após o rompimento da tubulação que passa pela Rua Frederico Ozanan. Depois, no domingo de madrugada, em um outro ponto da mesma tubulação. O superintendente assegura que o problema já está sendo resolvido e contesta a informação de que a comunidade esteja sem água há três dias:
_ Houve interrupções na rede da região e não a falta de abastecimento de água. Mesmo agora à noite, uma equipe da Corsan está no local. A rede é antiga e estamos tentando identificar se há uma obstrução ou um "vazamento invisível", fuga de água, como tecnicamente costumamos chamar.
"